Marca Instituto do Cabelo - Dr. Márico Crisótomo
Home
+ 55 85 3032.2020 • 0800.005.1020
Contato Avaliação Online

Prêmios

O Dr. Márcio Crisóstomo recebeu importantes prêmios durante a sua carreira. Os de maior destaque foram:

Primeiro Prêmio - Melhor Poster do Congresso Mundial de Transplante Capilar em Kuala Lumpur / Malásia (2014)

Por uma idéia simples e inovadora, que possibilita um melhor pós-operatório após transplante capilar em mulheres, o Dr. Crisóstomo recebeu essa distinção da International Society of Hair Restoration Surgery.

Após o transplante capilar em mulheres, muitas vezes ocorre um efeito chamado eflúvio telógeno, em que os fios da região operada caem devido ao trauma da cirurgia. Esta queda é temporária e os fios nascem novamente, porém este recuperação pode demorar alguns meses, deixando um aspecto que as pacientes têm de camuflar com artifícios como lenços ou próteses capilares. Estes artifícios são perceptíveis e este fato afasta muitas mulheres do transplante capilar.

O Dr. Crisóstomo colhe o cabelo da faixa utilizada no transplante capilar, que seria descartado, e artesanalmente confecciona uma auto-prótese capilar feita com fios da própria paciente. Como os fios são da paciente, iguais em cor
e textura aos fios locais, ajudam a camuflar o pós-operatório e tornam este período mais confortável.

Este mesmo princípio pode ser utilizado para camuflar outras causas de alopécia como Fibrosante Frontal, em que há perda de fios na região anterior, aumentando a testa da paciente.

Após o prêmio em Kuala Lumpur, o Dr. Crisóstomo foi convidado a apresentar um video mostrando as indicações e o processo de produção artesanal da auto-prótese no Congresso Mundial de Transplante Capilar, em Chicago (2015)
e a publicar na revista Forum da ISHRS, na revista "O Folículo” da ABCRC e no Boletim de Cirurgia Plástica
da Associação de Ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy.

ISHRS - Research Grant - São Francisco / EUA (2013)

O Dr. Márcio Crisóstomo faz parte de um estudo multi-cêntrico internacional para comparar o índice de “pega” dos enxertos obtidos pelo método FUE e FUT. Essa pesquisa, por sua importância e ineditismo, recebeu
um Research Grant da ISHRS.

Com o colega James Harris (EUA), coordenador do projeto.

Esta pesquisa está em fase final e seus resultados preliminares já foram apresentados em Veneza/Itália, durante o Congresso da Sociedade Italiana (2017), e a publicação de seus resultados pode esclarecer muitas questões referentes às duas técnicas cirúrgicas.

Prêmio Victor Spina - Melhor Trabalho Científico apresentado por um pós-graduando no Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (2003)

Durante o processo de pesquisa em prontuários
e fotos de mais de 40 anos de casos, com o colega de residência, Dr. João Gabriele, que também fez os desenhos ilustrativos das técnicas.

Por uma importante pesquisa analisando casos raros de reconstrução nasal após sequela de Leishmaniose, o Dr. Crisóstomo recebeu este prêmio Nacional da SBCP. Ele revisou todos os casos operados no Serviço do Professor Ivo Pitanguy em mais de 40 anos. Embora essas cirurgias sejam raras, como o Serviço é uma referência, drenando casos de todo o país, uma boa casuística foi possível e diferentes abordagens cirúrgicas, algumas inéditas, outras históricas, foram apresentadas.

Esta foi a primeira vez que este prêmio conquistado por um residente do Prof. Ivo Pitanguy.

Melhor tema livre apresentado na Jornada Carioca de Cirurgia Plástica Mesa de temas livres 2 - Rio de Janeiro / 2002

Com um trabalho sobre neurofibromatose,
o Dr. Márcio Crisóstomo recebeu este prêmio
ainda quando era residente de cirurgia plástica.
Este trabalho foi ampliado e posteriormente
publicado como capítulo de livro em
co-autoria com o Prof. Pitanguy.

Capítulo de livro publicado com o Prof. Ivo Pitanguy.
Como escolher um cirurgião de calvície com segurança